Como ajudar os clientes é uma das estratégias procuradas com frequência por empreendedores e gestores que realmente desejam construir uma relação duradoura com o consumidor. E esse objetivo aparece com ainda mais força durante momentos desafiadores, como crises econômicas globais.

Por isso, criamos esse texto contendo as 5 dicas simples que a A1 CONSULTING leva ao pé da letra no que diz respeito a ser parceiro do seu cliente. Confira!

Como ajudar os clientes?

Para ajudar os clientes sua empresa deve ter pessoalidade, ou seja, entender como seu cliente pensa. Pense nos problemas que ele pode estar enfrentando e o que ele está esperando da sua empresa. E ao discorrer desse conceito de empatia e pessoalidade nos negócios, surgem 5 condutas fundamentais. Confira.

1 – Entregue sempre com simplicidade e agilidade

Certamente, entregar um serviço de qualidade é o básico. No entanto, especialmente em tempos de crise, vale a pena redobrar a atenção aos detalhes. Dessa maneira, sua empresa também passa uma importante mensagem para o consumidor: aqui, há uma parceria.

Afinal, essencialmente, é isso mesmo que você precisa desejar. Ser um parceiro do cliente.

Ser simples e ágil é uma bela oportunidade de ganhar valor na sua entrega.

2 – Esteja próximo

Com a correria diária de ambos os lados, estabelecer contato com o cliente somente para a troca de demandas se torna um movimento praticamente natural. Mas é primordial avançar um pouco no relacionamento. Em especial, quando o mundo vive episódios críticos.

Como exemplo, podemos citar a trajetória dos sócios e colaboradores da A1 CONSULTING. Nosso time têm o hábito de consultar periodicamente, como está a qualidade e desempenho dos serviços ora ofertados, prestados e também os já entregues. Essa experiência que o cliente possui é fundamental para realimentar as estratégias da A1 CONSULTING para o próximo negócio. É a experiência do cliente que fala mais alto.

O objetivo por trás dessa conduta remete à dica anterior: na essência, você precisa desejar ser um parceiro de verdade. Contribuir significativamente com o seu cliente. Portanto, estar próximo dele deixa de ser uma simples tarefa da cartilha do bom atendimento e vira uma vontade real, desenrolando-se organicamente.

3 – Oriente o cliente a aproveitar da melhor forma seu serviço ou produto

Entregar com qualidade é o básico. Mas há um detalhe dessa equação que passa despercebido em muitos casos: é preciso, também, orientar o cliente para um uso adequado daquilo que você vende.

Quando atuamos em alguma atividade, temos o hábito de orientar da ótica dos negócios a todos os usuários relacionados ao tema. Partimos do pressuposto que, deixando nossos parceiros confortáveis com o negócio e a tecnologia, nos tornamos transparentes e efetivos na resolução do problema.

Seja simples ao se comunicar. Não faça firulas ao entregar ou se comunicar, isso geralmente não é bem visto entre os clientes.

Considere o ciclo de vida da solução entregue. Isso melhorará a experiência do seu cliente, tanto com a ferramenta quanto com a consultoria.

Resumindo, portanto, a dica é: com o objetivo de ser um real parceiro de seu cliente, procure direcioná-lo para que seu produto ou serviço seja de fato um diferencial.

4 – Construa uma relação de confiança

Esta pode ser a mais valiosa das premissas. A relação de confiança é um guarda-chuva que abrange diversos comportamentos e atitudes. Mas podemos destacar que o fundamento para a estabelecer é bem simples: transparência.

Seja transparente sobre preços, prazos e processos. Infelizmente é uma prática utilizada no mercado: as tais letras miúdas não são uma forma saudável e justa de fazer negócios – portanto, fuja desse tipo de conduta. Para qualquer tipo de relacionamento, a transparência é um pilar indispensável.

Na medida certa. Sem firulas.

5 – Respeite limitações

E aqui, entram ambas: as do cliente e as suas também. Quando pensamos nas limitações do cliente, especialmente em tempos de crise, falamos especificamente de dinheiro. Não empurrar vendas para garantir que o seu faturamento do seu negócio se mantenha e não antecipar prazos de pagamento, mudando o combinado, são condutas básicas de respeito às limitações.

Ao mesmo tempo, é importante que você pense na sua equipe e não abrace todas as demandas que o cliente pede sem considerar um prazo adequado, tanto em relação ao que é contratado quanto em relação à sua própria disponibilidade. Isso porque, ao aceitar tudo sem respeitar-se, as chances de falhar na entrega são altas. Ou seja, o prejuízo acaba acontecendo para os dois.

O combinado não sai caro. Não tenha um discurso público e atue de forma diferente para a sua equipe ou parceiros. Isso realmente não pega bem.

Então, cuidar bem dos limites torna-se uma ótima forma de manter a saúde do relacionamento e ajudar, de verdade, seu parceiro.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja nos conhecer melhor, entre e contato com a A1 CONSULTING.

Similar Posts